19-Nov-2017
 
 
Advertisement

Advertisement

Advertisement

 
 
 
 
PROJETO ODONTOLÓGIA DO ESPORTE FEDERAÇÃO MINEIRA DE CICLISMO PDF Imprimir E-mail
saude_bucal.jpg

Uma inédita parceria entre a FEDERAÇÃO MINEIRA DE CICLISMO e a Odontologia do Esporte da PUCMINAS foi concretizada para atender aos atletas filiados em 2014.

A proposta a ser apresentada vem reforçar os esforços desta federação para o fortalecimento da modalidade esportiva, que até o momento tanto têm contribuído para o desenvolvimento do esporte, saúde e dignidade dos cidadãos do Estado de Minas Gerais.

 

A Odontologia do Esporte é uma realidade em várias entidades esportivas no mundo. No Brasil, ainda é muito jovem e está em grande expansão. O trabalho de um Dentista do Esporte não é somente atender aos atletas tratando de lesões cariosas ou introduzindo aparelhos de correção dental, nosso maior intuito é aumentar o rendimento dos atletas trabalhando em constante união com a equipe de saúde dos atletas, o que é comprovado por vários artigos científicos publicados na Europa, EUA e Austrália.

 

OBJETIVOS DO PROJETO:

 

1-      Criar uma parceria com a PUC MINAS onde os atletas federados serão atendidos pelos alunos da pós-graduação em Odontologia do Esporte.

2-      Prevenir, diagnosticar e a solucionar os problemas orais responsáveis pela diminuição do rendimento dos atletas.

3-      Diminuir o número de atletas no Departamento Médico e fora de competição.

4-      Auxiliar na recuperação de lesões em outras partes do corpo.

5-      Criar um banco de dados Odontológicos relevante para tomada das ações

6-      Criar pesquisa científica

O projeto será implementado em  duas (2) etapas e coordenado pelo Dr. Cornelis Robert Araujo Springer, que passará a ser o Cirurgião dentista responsável pela saúde bucal dos atletas da Federação Mineira de Ciclismo - FMC.

   

1ª ETAPA: INTRODUÇÃO E ADEQUAÇÃO DA EQUIPE TÉCNICA

 

1.      Palestra introdutória para os atletas.

 

2.      Palestra introdutória para toda a comissão técnica com finalidade de apresentar os benefícios da boa saúde bucal no rendimento dos atletas e a interação entre as disciplinas da saúde elucidando eventuais dúvidas.

 

2ª ETAPA: ATENDIMENTO NAS DEPENDENCIAS DA PUCMINAS

 

3.      Atendimento para levantamento das lesões bucais dos atletas pelo Curso de Especialização em Odontologia do Esporte da PUC MINAS (único curso de Odontologia do Esporte de Minas Gerais e do Brasil) e posterior encaminhamento para outras clínicas especializadas de acordo com as necessidades dos atletas.

 

4.      Confecção de protetores bucais especiais para ciclistas, caso seja necessário.

 

5.      Pronto-atendimento Odontológico nos campeonatos e eventos que forem necessários. Aluno acompanhado pelo Dr. Cornelis Springer.

 

6.      Apresentação de todos os resultados estatísticos das desordens bucais encontradas nos atletas da federação para a equipe de saúde, gerentes, diretoria e interessados.

 

7.      Solução, planejamento e execução das ações para saneamento das desordens bucais encontradas.

 

Estas duas etapas serão patrocinadas pela PUC MINAS, sem qualquer gasto para o atleta filiado ou para a Federação Mineira de Ciclismo. O único gasto do atleta será o transporte para as dependências da PUC-MINAS. Em troca, a PUC-MINAS irá utilizar imagem e os dados dos atletas para fins científicos.

 

Paulo Aquino

Presidente da Federação Mineira de Ciclismo

 

 
< Anterior   Próximo >
 
 
NEWSLETTERS Cadastre-se



Av. Olegário Maciel, 311 - Sala 109 - Centro - Belo Horizonte - MG - CEP 30180-110 - Telefax: (31) 3309-5388.
Manutenção sob responsabilidade da equipe da C4 CONSULTING - Soluções Personalizadas